LASERs e LEDs
A Laserterapia (Laser em Baixa Intensidade - LBI) e o LED são técnicas de tratamento indolor que consiste na doação de energia luminosa para o tecido lesionado. Estas terapias têm sido utilizadas nas diversas áreas da saúde e tem como ação acelerar a cicatrização tecidual, modular a inflamação, promover analgesia, controle de edema, entre outros.
Estes efeitos são obtidos pela reativação do potencial respiratório celular, promovidos pela absorção da luz no tecido. Ao atingir as células absorvedoras de luz (cromóforos), a luz é captada pela membrana celular e por algumas organelas intracelular, acarretando um estímulo da síntese de algumas substâncias que fomentam a angiogênese (formação de novos vasos), estímulo da microcirculação, redução do estresse oxidativo, modulação inflamatória, estimulação da produção de fibroblastos e fibras de colágeno, primordiais para a cicatrização.
Devido a estas ações específicas, o LASER e LED tem se caracterizado como um
poderoso recurso adjuvante para o tratamento de feridas, principalmente pela ausência de efeitos colaterais, ação local específica, baixo custo e grande aceitabilidade por parte dos pacientes. Após uma avaliação clínica, um plano terapêutico perfilizado é determinado para o tratamento com curativos e o LASER ou LED.
Principais Indicações
-
Feridas Traumáticas
-
Úlceras Diabéticas (Pé Neuropático)
-
Úlceras Vasculares (Arteriais e Venosas)
-
Lesões por Pressão
-
Fissuras de Mamilares (Amamentação)
-
Síndrome de Fournier
-
Queimaduras
-
Pós-Operatório
-
Deiscências Cirúrgicas
-
Radiodermites
-
Mucosites
A Laserterapia Sistêmica, denominada técnica ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood) que iniciou na década de 70 na Rússia, é uma técnica de irradiação sistêmica com Laser de Baixa Intensidade, com o intuito de promover efeitos benéficos em nível sistêmico. O ILIB pode ser aplicado sobre a pele na direção da artéria radial no pulso, de forma não invasiva ou em outras áreas específicas que possuam vasos arteriais superficiais.
A irradiação com LASER para terapia sistêmica, promove o equilíbrio das propriedades hemorreológicas das hemácias, melhorando a viscosidade sanguínea e facilitando a oxigenação das células. Além disso, diminui a produção de radicais livres (ação antioxidante), é um excelente modulador inflamatório (controla a inflamação), melhora a vascularização a nível sistêmico, auxilia no controle hormonal e qualidade do sono.
Podemos considerar outros benefícios também, como ação antiedematosa (inchaço), auxilia na recuperação cirúrgica e melhora consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas e agudas.
O tratamento pode ser realizado por crianças, adultos e idosos. A terapia inicialmente é realizada em 5 sessões com ciclos que variam de 5 a 30 minutos por atendimento, sendo o número de sessões e o intervalo variável de acordo com o objetivo do tratamento.
A Laserterapia Sistêmica (ILIB) é uma alternativa terapêutica segura, promove resultados muito relevantes em pouco tempo de tratamento e não possui efeitos colaterais. Há algumas contraindicações que serão avaliadas pelo profissional especialista no momento da consulta.
-
Regeneração celular
-
Modulador inflamatório (controle da inflamação)
-
Melhora do sistema imunológico
-
Melhora do transporte de oxigênio no sangue
-
Antioxidante (diminui radicais livres) Antiedematoso (controla edema)
-
Recuperação cirúrgica
-
Controla stress, insônia, fadiga
-
Recuperação de atletas e performance física
-
Controla artrites, fibromialgia e outras doenças inflamatórias
-
Controla complicações diabetes, cardiovasculares, asmáticas, bronquites, entre outros problemas respiratórios