As feridas complexas são lesões de difícil tratamento e podem levar anos para cicatrizar. Muitas das vezes os tratamentos convencionais acabam prolongando o tempo de cicatrização destes tipos de lesões, o que ocasionam altos custos para os tratamentos, além disso, a qualidade de vida dos pacientes acometidos por estas feridas é extremamente comprometida pela dor, dificuldade de locomoção, processo infeccioso crônico, mau cheiro, uso de medicamentos prolongados e a condição psicológica.
A Laserterapia (Laser em Baixa Intensidade) é uma técnica indolor que consiste na doação de energia luminosa para o tecido lesionado. Esta terapia tem sido utilizada nas diversas áreas da saúde e tem como ação acelerar a cicatrização tecidual, modular a inflamação, promover analgesia e reduzir o edema (inchaço).
Estes efeitos estão associados com a estimulação da microcirculação, efeitos anti-oxidantes e reativação do potencial respiratório celular promovidos pela radiação Laser em Baixa Intensidade. Devido a estas ações específicas, o Laser tem se caracterizado um poderoso anti-inflamatório, cujas vantagens sobre os medicamentos convencionais são inúmeras, principalmente a ausência de efeitos colaterais, ação local específica, baixo custo e grande aceitabilidade por parte dos pacientes.
O tratamento é um método rápido e eficaz, que é realizado por um profissional especialista em lesões e Habilitado em Laserterapia. Após uma avaliação clínica especializada, um plano terapêutico perfilizado é determinado para o tratamento com curativos e o Laser.
A Laserterapia pode ser associado a qualquer outro método de tratamento. O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser com uma frequência de 2 a 3 vezes por semana. As principais indicações clínicas são:
Feridas Traumáticas;
Úlceras Diabéticas (Pé Diabético/Neuropático);• Úlceras Vasculares (Arteriais e Venosas);
Lesões Por Pressão;
Fissuras de Amamentação;
Queimaduras;
Deiscências Cirúrgicas;
Pós-Operatório de Cirurgia Ortopédica, Cisto Pilonidal, Cirurgia Plástica, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Cesária, entre outras.Além do tratamento local, a Laserterapia também se aplica de forma sistémica através da técnica ILIB.
O ILIB é um tratamento eficaz para diversas patologias, tais como:
Acidente Vascular Cerebral (AVC ou AVE);
Pacientes Diabéticos;
Pacientes Hipertensos;
Pacientes Anêmicos;
Entre outras diversas patologias crônicas e agudas.
Comentários